ANTERIOR

PRÓXIMO

061_Edificio CP, reabilitação

2009 / 2011

Cidade do Porto

Em colaboração com Arq. Maria C. Pinto

1 A casa ‘urbana’ construída predominantemente durante o seculo XIX nas zonas centrais da cidade do Porto aparece, de um modo geral, implantada em lotes estreitos e alongados. Estas casas atingiram um notável grau de sistematização construtiva e uma expressão estrutural que maximiza a entrada de luz natural para os seus extensos interiores. Por isso, a diversidade do detalhe que admite nos seus acabamentos ‘personalizam-na’ com uma notável unidade arquitetónica. Estas casas constituem ainda hoje uma arquitetura rigorosa e aberta.
_Atualmente, uma boa parte destes edifícios permanecem total ou parcialmente devolutas e ‘abandonados’, à espera que lhe devolvam o seu génio, e voltem a ser utilizados com a frugalidade e a sabedoria dos que os construíram, mesmo que esses não nos digam nada. E, muito provavelmente não dirão.
_Quem os habitou/utilizou depois dos que estiveram na sua origem, nem sempre interpretou com correção a arquitetura então disponível no que refere às suas qualidades espaciais/construtivas/e materiais. Frequentemente tem sido displicentemente tratada e desqualificada, de modo voluntário e involuntário, com ou sem recursos económicos e, o que é mais grave, culturais.
_Vem sendo o tempo de a compreender nos seus contextos e atributos, de modo que, com as compreensivas e quase sempre necessárias intervenções, lhe seja dada a oportunidade de continuar a ser a bela habitação, um ótimo espaço de trabalho, de laser ou do que se entender ser com ela compatível. É nosso dever evitar que se quebre a cadeia cultural que iniciaram. Faz sentido, apesar de tudo.
2 A intervenção aqui ilustrada, aproveita do edifício existente o que foi considerado em condições físicas de continuar a desempenhar as correspondentes funções arquitetónicas que estão na sua origem e que foi quase tudo. Procedeu-se ao reforço pontual do sistema estrutural e integraram-se infraestruturas e melhoramentos térmicos. As intervenções realizaram-se considerando a noção de reversibilidade das mesmas em caso de alteração de uso no futuro. O controlo de custos foi um parâmetro determinante de projeto e no desenvolvimento da obra e suas circunstâncias. 

Append