ANTERIOR

PRÓXIMO

025_Casa PB, Obra concluida

2004 / 2006

Verdial_Concelho de Amarante

1 Este trabalho começou com circunstâncias que resolveram parte dos problemas que o projeto de arquitetura gosta de tratar. Refiro-me à escolha do melhor local no terreno disponível para inserção da casa, nomeadamente no que refere à orientação solar, plataformas existentes, relação com a envolvente próxima e com a paisagem.
_Estava também definida a implantação, a configuração base em planta e correspondente área bem como, a volumetria possível. Tudo isto porque, instalado sensivelmente na cota mais alta do terreno, um velho edifício que se apresenta em péssimas condições de conservação e sem reconhecíveis qualidades arquitetónicas o determina. A terreno orientada a nascente – à serra do Marão - com um declive acentuado e já configurada em socalcos, está incluída na Reserva Ecológica Nacional (REN).
_Trabalhamos com todas estas circunstâncias, pois constituíam precedências admitidas pela regulamentação da REN. _Não precisamos de boa parte do espaço interior existente em rés-do-chão (-1) e que habitualmente, nestas casas de campo se destinava à guarda de animais e adega. Por isso ‘levantamos’ o edifício de modo a produzir um ‘coberto’ de relação direta com o maior socalco existente. Uma espécie de sala de sombra sobre a paisagem.
_No piso 0 mantem-se a entrada principal da casa, coincidente com o socalco existente que á semelhança do que acontecia na edificação preexistente, dá acesso à sala de estar/cozinha e espaços de apoio e ao piso -1. No piso 1 colocaram-se os três quartos e necessários serviços.
_O edifício foi envolvido com um sistema de isolamento térmico dimensionado para a amplitude climática do local bem como, os vãos de vidro de modo a minimizar os custos com a climatização da habitação.
2 Com estas e outras contingências designou-se esta casa, tanto quanto possível, próxima da contemporaneidade que nos vai interessando.

Append