ANTERIOR

PRÓXIMO

066_Quinta das Camélias, reabilitação_projeto em curso 

2010 / -

Vila do Conde

Em co-autoria com Arq. Maria Pinto

1 O edifício a reabilitar constitui as ex-áreas de apoios às actividades agrícolas da quinta – sequeiro, adega, lagar e recolha de animais. Com apenas um piso e uma orientação longitudinal nascente/poente, abre-se para um jardim com vistas amplas até ao mar. Este alçado, poente, é sombreado por ramada em toda a sua extensão.
_Trata-se de uma estrutura arquitetónica constituída fundamentalmente por alvenaria e cantaria de granito (paredes periféricas) e madeira (estruturas da cobertura) em estado de conservação globalmente reutilizável e com interesse arquitetónico e paisagístico. Verificou-se, após análise mais detalhada, ser necessária a aplicação de terapias adequadas à conservação das referidas alvenarias e madeiras.
_O programa para reutilização pretendida – habitação sazonal – aparentava adequar-se amigavelmente às estruturas existentes, o que se confirmou em projeto. A compartimentação que se propõe tem um carácter ligeiro, reversível e, será construída em madeira e gesso cartonado.
_O projeto propõe a implementação de medidas de otimização do conforto interior. Estas, serão as adequadas às características do edifício e em conformidade com a legislação em vigor.

Append