ANTERIOR

PRÓXIMO

004_Redesenho da praça da Ribeira_concurso público. 2º lugar

1994 / 1994

Cidade de Esposende

_em co-autoria com Miguel Dias

A área de intervenção espera desenho. O problema a resolver pareceu-nos ser de ‘paisagem urbana’, num ambiente que poderemos considerar como o ‘centro da cidade’ com os valores formais/funcionais e simbólicos, sempre implícitos.
_Disponíveis para ser interpretados estão – a amplitude de vistas a poente sobre a foz do rio, o edifício das piscinas no lado sul, no lado norte a marina e um velho edifício do Instituto de Socorros a Náufragos e, a este, o conjunto edificado/alameda/igreja matriz que é intercetado pela avenida marginal. A área de intervenção como um ‘espaço aberto’ é já uma evidência que de fato carece de um desenho-âncora estabilizador das diversas circunstâncias urbanas envolventes.
_O subsolo desta região é xistoso, segundo estudos realizados por especialistas em geotecnia da Autarquia.
_Nestas condições e sem um programa preliminar específico, a proposta procura esclarecer a qualidade desse ‘espaço aberto’ aconchegando-o com um edifício de um piso colocado no seu lado norte e que ‘distende’ o alinhamento do edificado do mesmo lado da alameda referida, até ao posto de socorro a náufragos, referência socio-imagética local, a preservar. Este novo edifício (área comercial de apoio à marina existente) protege dos ventos norte o espaço central do largo que, em conjunto com o edifício das piscinas, configura a alameda no seu todo. O seu alçado ao largo poderá ser utilizado, se assim o desejarem, como um ou dois ‘écrans’.
_O chão do largo será desenhado fundamentalmente por uma plataforma/palco/banco de forma quadrangular elevada 45cm relativamente à cota de base do espaço público envolvente e construído com xisto de cor verde/negro local. No perímetro desse quadrilátero colocar-se-á uma linha de luz que enfatize essa geometria e ilumine, sem excessos, o ambiente noturno de beira-rio. Um pequeno bosque de pinheiros bravos será plantado a sul de modo reduzir a escala do edifício das piscinas.

Append