ANTERIOR

PRÓXIMO

031_Centro Interpretação do Parque Natural de Montesinho_concurso público. 

2005 / 2005

Cidade de Bragança

1 Da visita ao local da intervenção- adjacente a uma nova rotunda na cidade de Bragança - relevou-se o quadro-paisagem a nascente provocado pela ausência de edificação nesse setor da rotunda.
_Fazer permanecer esta ‘varanda’, colocando o edifício que albergará o programa solicitado no concurso, abaixo da cota do passeio da rotunda, tornou-se no principal argumento de desenho do CIPNM. Naturalmente, com o contributo do acentuado declive existente no terreno.
_O acesso principal ao centro - um edifício ‘negativo’ - realizar-se-á a partir da sua cobertura/terraço e através de uma caixa de vidro. Esta caixa de vidro corresponde à apropriação/transformação de uma experiencia plástica acontecida no ‘Double Negative’ de Dan Graham instalada no Museu de Serralves na cidade do Porto e, pelas mesmas razões.
_O programa, disposto em dois pisos, desenha ainda um pátio, também este aberto á paisagem, que acolherá espécies vegetais de expressão endógena ao parque natural, um dos encargos do concurso.
_O edifício será construído com uma papa de xisto ‘in situ’, a qual constituirá também o seu acabamento global na cor verde/negro e madeira no interior. Estes materiais serão recolhidos e/ou reciclados no Parque Natural de Montesinho. E vidro.
2 Fomos excluídos por suposta deficiência no 'invólucro exterior' 

Append