ANTERIOR

PRÓXIMO

052_Centro Escolar de Calvão_concurso público, 2º lugar

2008 / 2008

Cidade de Vagos_Aveiro

1 A impressão formal que o local destinado ao centro escolar produz e nos pareceu interessante explorar corresponde a uma ‘horizontalização’ espacial do programa e que coincide com um conjunto de normativas funcionais referidas no caderno de encargos do concurso.
_O programa do centro escolar prevê uma escola básica do tipo 1, um jardim infantil e diversas valências em espaços exteriores que, no seu conjunto deverão ocupar a parcela - povoada por pinheiros bravos - inscrita num vasto território de origem dunar. Uma parte da área destinada ao centro escolar integra a Estrutura Ecológica Municipal e é área ‘non aedificandi’.
_Adjacente à área de intervenção existe um colégio que utiliza a tipologia pátio/claustro num dos seus edifícios.
2 A escola que se propõe apropriou-se dessa tipologia espacial reconhecível e moldou-a às necessidades programáticas e condicionantes em causa desdobrando-se em dois pátios-recreio relacionáveis com o recreio coberto provocado pelo volume destinado à biblioteca. O edifício espraiou-se na parcela de modo a preservar a área de reserva ecológica e o conjunto mais interessante de pinheiros. Estes espaços exteriores constituem a ‘horta pedagógica’ e o ‘espaço radical’. A poente da parcela estabeleceram-se os espaços dedicados aos desportos de interior e exterior e uma sala para refeições e festas.
_O sistema construtivo interpreta um modo de construir endógeno (o abobe) otimizado com estruturas de madeira. Os sombreamentos pelo exterior com geometria variável e as ventilações naturais reguláveis permitem reduzir o dimensionamento e os custos dos sistemas eletromecânicos de climatização e ventilação.
_O desenho destas circunstâncias produz um edifício no qual compacidade e ecologia de meios utilizar na construção e no seu desempenho futuro constituem, assim o desejamos, um lugar didático-pedagógico amigo das pessoas e da arquitetura.

Append